sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Feliz Verde Novo!

Talvez Verde não seja sua cor favorita, mas tá na moda meu bem!

A prova disso, são as milhares de ações ao redor do mundo que enfatizam o conceito “Mundo-verde-sustentável”. Desde peças publicitárias atentando a importância de um estilo de vida mais saudável e sustentável a eventos privados, organizados para incutir na sociedade esse “novo” conceito.

Entre esses inúmeros eventos produzidos com uma proposta mais “Green”, para quem (não vive na terra e) não sabe, acontecerá nos próximos dias 09,10 e 11, o SWU (Starts With yoU), que é um festival musical mega badalado que vêm sendo comparado (à boca pequena) com Woodstock (em versão Tupiniquim). O festival tem um forte apelo sustentável, porém, duvido que se não fosse “sustentabilidade” o chamariz do evento, houvesse rejeição por parte do público pagante. (As bandas participantes do evento justificam bem a aceitação.)

Particularmente, acho ótima essa mudança Green no contexto coletivo, mas não consigo me abster de algumas observações um tanto quanto irônicas, inseridas nesse contexto. Por exemplo:

Fumar não é Green. Silicone não é Green. Trocar de aparelho celular uma vez por semana não é Green. Cervejada com os amigos não é Green. Comer carne em todas as refeições não é Green. Comer alimentos processados não é Green. Andar de carro não é Green. Consumismo em demasia, não é Green.

Ainda que o conceito venda, ainda que agrade a maioria (pagante).

Não que eu esteja aqui para atacar a primeira pedra - pelo contrário, até simpatizo com a coitada da Madalena; Mas estou para lembrar que consumimos mesmo, e cabe a cada um saber onde lhe aperta o calo (ou onde lhe vaza a torneira, como queira) para tentar compensar da melhor maneira possível.

ANOTE O LEMBRETE A LÁPIS, NA SUA AGENDA RECICLADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário